Nos últimos anos presenciamos avanços tecnológicos que, embora tenham simplificado muitos aspectos profissionais para o contador, não eliminam o excesso de carga de trabalho presente no dia a dia dos escritórios contábeis.
Os escritórios contábeis estão sujeitos a uma série de fatores estressantes, como prazos apertados, grande responsabilidades sobre o negócio de seus clientes, demandas regulatórias rigorosas e a constante pressão por prazos e precisão em tudo o que fazem, uma vez que precisam lidar com a presença de riscos consideráveis em caso de falhas.
Diante desse cenário, é necessário se atentar para que a rotina de trabalho não cause impactos negativos no bem-estar dos profissionais contábeis, além de refletir por que, mesmo com tantos avanços tecnológicos, a carga de trabalho continua tão elevada nos escritórios contábeis
Leia nosso conteúdo a seguir e conheça os impactos e como evitar a carga de trabalho excessiva.
Quais são os impactos da carga de trabalho excessiva?
Podemos pensar que o impacto de uma carga de trabalho excessiva é somente na saúde física e emocional, mas também há implicações nas relações interpessoais.
Saúde
Impactos na saúde – seja mental ou física – é um dos primeiros a serem percebidos.
Na saúde mental, podem surgir problemas como ansiedade, estresse, depressão, síndrome do pânico e até mesmo a Síndrome de Burnout.
Quando pensamos em problemas físicos, podemos citar dores e doenças causadas pela tensão resultante do trabalho, como tendinite, dores na lombar, doenças de pele e até problemas respiratórios.
Em 2021, um estudo feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) evidenciou que trabalhar mais de 55 horas semanais acarreta um risco 35% maior de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e 17% maior de desenvolver doenças cardíacas graves, em comparação a jornadas entre 35 a 40 horas semanais.
Relações interpessoais
A carga excessiva de trabalho não apenas compromete a saúde, mas também influencia as relações interpessoais, dentro ou fora da empresa.
Desconfiança entre empregador e funcionário, competição excessiva entre integrantes do time e até mesmo hostilidades são alguns dos problemas que podem ser causados pelo excesso de trabalho.
Quando falamos da vida pessoal, o esgotamento profissional pode ocasionar em afastamento de familiares e amigos, menos tempo disponível para lazer e até mesmo perder momentos importantes devido a horas extras ou exaustão.
Como evitar a sobrecarga de trabalho?
Identificar e priorizar tarefas é fundamental para evitar a sobrecarga. Conheça algumas táticas que podem ajudar a prevenir a sobrecarga de trabalho:
- Priorize as tarefas: identifique as tarefas mais importantes e se concentre nelas. Isso ajuda a evitar a sensação de estar constantemente sobrecarregado. Um método que pode utilizar para priorizar suas tarefas é a Matriz 4×4.
- Estabeleça limites: definir limites claros entre o trabalho e a vida pessoal é importante para que você possa reservar tempo para descanso, lazer e tempo de qualidade com família e amigos.
- Cuide de sua saúde: crie hábitos saudáveis para enfrentar o estresse diário, como dormir bem, praticar exercícios físicos e ter uma alimentação equilibrada para lidar melhor com o estresse do dia a dia.
- Aprenda a dizer “não”: saiba quando é necessário recusar solicitações adicionais de trabalho. Dê prioridade às responsabilidades existentes antes de assumir novas tarefas.
As sugestões acima são pontos de partida para encontrar as melhores estratégias que se adequem à sua realidade. Entretanto, além das iniciativas individuais, há necessidade de uma mudança cultural no mercado de trabalho contábil.
Por que, mesmo com os avanços da tecnologia, não ocorreu uma diminuição na sobrecarga de trabalho do contador? Quais outros fatores geram desgaste e como podemos repensar o cenário atual?
Essas são algumas das respostas buscadas pelo movimento Visão25: é necessário compreender de forma precisa os obstáculos enfrentados pelos escritórios contábeis do Brasil e a pressão decorrente de uma carga de trabalho excessiva. O efeito disso nas pessoas é parte importante para a definição de uma alternativa ao modelo de negócio atual.
A pesquisa Horizonte Contábil: Diagnóstico dos Desafios, que contempla a 1ª fase do movimento, buscou identificar os principais desafios dos escritórios contábeis. Os resultados encontrados, agora em análise na 2° fase do movimento, irão embasar os estudos da 3ª fase!
Faça parte da maior comunidade de contadores que trabalham por um futuro mais promissor!
Nos siga no Instagram para não perder as novidades e as informações sobre o lançamento do resultado da pesquisa!
Participe também da nossa comunidade no WhatsApp, seja um integrante das discussões e saiba em primeira mão os próximos passos do movimento.
Gostou do nosso artigo? Aproveite para acessar nossa página de conteúdos e confira também: Dificuldades de contratação de mão de obra qualificada