A globalização e o progresso tecnológico provocaram uma série de transformações, incluindo o aperfeiçoamento de processos, uma economia mais integrada globalmente e, consequentemente, mudanças na gestão dos negócios.
Dessa forma, o ambiente econômico passou a ter um cenário mais competitivo, uma vez que o acesso à informação se tornou fácil, prático e recorrente, o que, naturalmente, gerou inovações. Essas inovações desencadearam a necessidade de adaptação; e, para o mercado contábil, não foi diferente.
Novos conceitos surgiram e dois muito utilizados atualmente são: contabilidade online e contabilidade digital, especialmente com o crescimento de startups no campo contábil. Entretanto, mesmo que ainda não haja total consenso de suas definições, esses conceitos não devem ser usados como sinônimos.
Continue a leitura deste artigo para entender a diferença entre contabilidade online e contabilidade digital de acordo com definições que, atualmente, são as mais usadas no setor, além do impacto disso para o futuro dos escritórios contábeis!
O que é contabilidade online?
Uma contabilidade online nada mais é do que uma empresa que realiza os mesmos serviços tradicionais de contabilidade, mas de forma virtual. Esse tipo de prestação de serviço costuma ser visto como prático e direto por não haver necessidade de deslocamentos, além dos serviços disponíveis serem prestados de maneira padronizada e com baixo custo.
Uma plataforma de contabilidade online produz relatórios, verifica conformidades e encaminha responsabilidades contábeis, fiscais e acessórias ao fisco. Assim, a contabilidade online se dedica ao cumprimento das exigências legais com baixos preços de seus serviços.
No entanto, por ser uma operação padronizada, o serviço não é personalizado para seus clientes, havendo menos proximidade e menos opções de serviços consultivos.
O que é contabilidade digital?
A contabilidade digital trata-se da utilização de tecnologias para simplificar a rotina dos processos contábeis e melhorar a produtividade e a eficiência das tarefas.
Um dos principais objetivos da contabilidade digital é a otimização dos serviços contábeis por meio de softwares. Combinando essa tecnologia com a experiência e o conhecimento dos contadores, abre-se um leque de novas oportunidades de crescimento para os empresários do setor.
Logo, a contabilidade digital causa diversos impactos para os escritórios de contabilidade.
Quais os impactos da contabilidade digital para os escritórios de contabilidade?
Diante do aumento da concorrência entre a contabilidade online e a contabilidade tradicional, é preciso refletir sobre os impactos da contabilidade digital para os escritórios e entender como o processo de digitalização dos escritórios pode trazer benefícios para o negócio e se tornar um aliado diante da concorrência acirrada.
Com a transição dos papéis para o digitalizado e a automatização de tarefas, é possível observar cada vez mais agilidade nos serviços prestados, proporcionando menor chance de erro, redução do tempo dedicado às tarefas e, consequentemente, maior produtividade.
A Pesquisa Horizonte Contábil: Diagnóstico dos Desafios revelou que a introdução de novas tecnologias no setor contábil teve um impacto significativo para 74% dos donos de escritórios contábeis participantes, sendo que, desses, 40% afirmaram que isso permitiu uma redução significativa no número de funcionários.
Mas será que essa é realmente uma das soluções para garantir o futuro dos escritórios contábeis? Como você pretende aperfeiçoar o seu negócio a partir do uso das tecnologias?
Para discutir essas e outras questões, venha participar da nossa Jornada VISÃO25! Além disso, compartilhe suas experiências com diversos outros contadores em nossa comunidade no WhatsApp!
Faça parte da maior comunidade de contadores que trabalham por um futuro mais promissor!
Siga-nos também em nossas redes sociais para não perder as novidades acerca dos próximos passos do movimento VISÃO25, que visa construir em conjunto com a área contábil um novo modelo de negócio para os escritórios de contabilidade.