O mercado contábil está em constante mudança e, com isso, o surgimento de desafios para os profissionais da área é frequente. Um desses desafios é a aquisição de novos clientes.
O movimento Visão25, que busca diagnosticar os desafios do modelo de negócio dos escritórios contábeis, convidou o publicitário Rodrigo Pires para a live “A dificuldade de conseguir novos clientes e o impacto disso na receita do escritório” e para compartilhar sua perspectiva sobre como o marketing digital pode ajudar os escritórios contábeis a conquistar novos clientes.
O atual perfil do consumidor
A forma de consumir notícias, entretenimento e demais tipos de conteúdo tem mudado ao longo dos anos e, o que provocou mudanças em como os negócios alcançam os seus consumidores.
Para Rodrigo Pires, publicitário e idealizador da página no Instagram “Cabeça de Publicitário”, essa mudança no perfil do consumidor tem impactado a forma como as empresas se comunicam com seu público-alvo.
Assim, a “nova” forma de consumir e entregar conteúdo impacta em como os escritórios contábeis alcançam seus clientes, já que tradicionalmente a divulgação era feita basicamente por indicação, e, agora, com o Digital, é possível criar publicidade em locais que antes era quase impossível.
Entretanto, é importante lembrar que o Código de Ética Profissional do Contador veda determinadas ações e que precisam ser consideradas ao fazer marketing contábil.
Porque o marketing digital é tão importante para a aquisição de novos clientes?
O marketing digital é uma ferramenta importante para os escritórios contábeis que buscam conquistar novos clientes. Através das mídias digitais, é possível alcançar um público amplo e segmentado, de acordo com os clientes que atende ou pretende atender.
Rodrigo Pires trouxe exemplos que mostram como o marketing digital pode ser benéfico para a aquisição de novos clientes e, consequentemente, ampliar a receita de um negócio, não sendo diferente para os escritórios contábeis:
A presença nas mídias auxilia no momento de fechar negócio
Quando alguém está procurando por um escritório contábil, provavelmente o primeiro passo será pesquisar na internet. Uma presença forte nas mídias sociais pode ajudar o escritório a se destacar da concorrência e a ser encontrado por potenciais clientes.
Indicação também pode ser feita por meio das redes sociais
As redes sociais também são uma ótima forma de gerar indicações. Quando um cliente satisfeito compartilha sua experiência com o escritório nas redes sociais, isso pode alcançar um novo público.
Investimento em marketing é acessível
O marketing digital pode ser feito com um investimento relativamente baixo. Existem diversas ferramentas e estratégias gratuitas, ou de baixo custo, que podem ser usadas para promover seu escritório contábil nas mídias sociais.
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Conheça o movimento Visão25
O movimento Visão25 acredita que o modelo atual de escritórios contábeis está esgotado. Modelo esse que é baseado em uma visão tradicional da contabilidade, que é focada em tarefas administrativas e burocráticas.
No entanto, os clientes de hoje exigem mais dos escritórios contábeis, eles buscam parceiros estratégicos que possam ajudá-los a crescer e prosperar.
Nesse contexto, o movimento Visão25 acredita que é preciso repensar o modelo de negócio dos escritórios contábeis para que os contadores possam continuar a atender às necessidades dos clientes e se manter competitivo no mercado.
O primeiro passo do movimento foi fazer uma pesquisa com o objetivo de compreender os desafios enfrentados pelos escritórios no Brasil e, em paralelo, foram feitos eventos para discussão desses possíveis desafios.
Veja na íntegra a live “Desafios na aquisição de novos clientes: mudanças no comportamento empresarial e seus impactos para os Escritórios Contábeis” feita com Rodrigo Pires e entenda melhor sobre o assunto:
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