Com a globalização, diversos são os desafios que surgem para as empresas. Quando se trata dos escritórios de contabilidade, os desafios provenientes da “Era da Informação” envolvem, por exemplo, a alta competitividade e as mudanças legislativas constantes, o que exige dos empresários contábeis não só inovação e adaptabilidade, mas também um constante aprendizado.
Nesse contexto, a educação continuada surge como uma opção para os contadores que entendem a necessidade de se manterem atualizados e preparados para enfrentar as mudanças tecnológicas, legislativas e sociais.
Mas o que é a educação continuada? E quais suas vantagens para um empresário da contabilidade? Continue a leitura para descobrir!
O que é educação continuada?
A graduação é um passo importante para a formação profissional, sendo um dos pilares para a construção de uma carreira sólida e bem-sucedida. Durante décadas, apenas a conclusão do ensino superior era suficiente para suprir os desafios e mudanças do mercado de trabalho.
Entretanto, com as constantes transformações que ocorrem atualmente, é preciso estar em dia com as tendências e atualizações que surgem a cada instante em todas as áreas e profissões. É aí que entra a educação continuada.
A educação continuada pode ser realizada por meio de cursos livres, pós-graduação, workshops e até mesmo com uma nova graduação. Ou seja, esses programas educacionais complementam e/ou expandem o curso superior inicial, aprofundando ainda mais os conhecimentos de um determinado assunto, permitindo que o profissional se mantenha atualizado das novidades.
Educação continuada na contabilidade
No cenário atual, o profissional da contabilidade não se limita somente a registrar e a lançar os eventos dos clientes, ele também precisa ser capaz de medir e comunicar informações econômico-financeiras, auxiliando seus clientes em decisões gerenciais, por exemplo.
Diante disso, a educação continuada tem um papel importante na atualização do profissional para que ele seja capaz de atender às novas demandas dos seus clientes.
A fim de contribuir com esse processo, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) criou o programa Educação Profissional Continuada (EPC), com o objetivo de incentivar os profissionais a se atualizarem e aperfeiçoarem os seus conhecimentos.
A EPC é obrigatória somente para contadores que desempenham as funções de:
- Auditores independentes;
- Responsáveis técnicos pelas demonstrações contábeis ou que exerçam funções de gerência/chefia na área contábil de grandes empresas; e
- Peritos contábeis.
Porém, o CFC incentiva os demais profissionais da área a participarem voluntariamente de workshops e cursos, e a informarem as horas realizadas de educação continuada a partir do cadastro no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC).
É importante que empreendedores contábeis compreendam a importância da educação continuada para um negócio próspero e com maiores chances em um mercado cada vez mais competitivo.
Quais as vantagens de investir em educação continuada?
Buscar conhecimento e continuar os estudos dentro da área contábil é importante e trazem diversos benefícios tanto para sua carreira profissional quanto para seu negócio.
A educação continuada pode te proporcionar diversas vantagens, como:
- Desenvolvimento de novas competências e habilidades, técnicas e comportamentais.
- Atualização constante sobre as mudanças legislativas e estratégias de negócio.
- Ampliação da sua rede de contatos.
- Maior competitividade e maiores chances de alcançar o público-alvo desejado.
- Fortalecimento da sua marca pessoal e da sua contabilidade.
- Remuneração de acordo com seus conhecimentos e suas habilidades.
- Maior confiabilidade para seus clientes.
Entretanto, independentemente dos benefícios de se investir em educação continuada para o crescimento profissional individual e dos escritórios contábeis, outros desafios impactam o bom desempenho de um negócio contábil, especialmente os escritórios contábeis.
Esses desafios demandam estudos e desenvolvimento de ações específicas, por isso, o VISÃO25, um movimento idealizado em conjunto com diversos profissionais contábeis, buscou entender os desafios atuais dos escritórios contábeis com a pesquisa Horizonte Contábil.
Após analisar os resultados, está chegando o momento de reunir especialistas do mercado para propor e desenvolver soluções sustentáveis para os escritórios!
Antes disso, quer saber quais são os desafios mapeados? Assista ao nosso evento “Convite para o Futuro dos Escritórios Contábeis: resultados da pesquisa VISÃO25″, que contou com a participação de três especialistas do setor: Breno Praça, CEO e Cofundador da Keevo; Antú Lopes, Sócio Diretor da CBS Consultoria Contábil e Vice-diretor do Sinescontábil; e Raul Tadeu, especialista em contabilidade e tecnologia, sucessor da ATR Contabilidade.
Junte-se também a nossa comunidade no WhatsApp e nos siga nas redes sociais para ficar sabendo mais detalhes os próximos passos do movimento VISÃO25, que abrirá as inscrições em breve!