O ambiente de trabalho moderno está cheio de desafios que podem facilmente levar ao estresse. Nos escritórios contábeis, esses desafios são evidentes devido à natureza exigente das tarefas diárias.
É característica dos escritórios contábeis lidar com prazos rígidos e longas horas de trabalho, especialmente em períodos críticos como fechamentos fiscais e declarações de impostos.
De acordo com a pesquisa Horizonte Contábil: Diagnóstico dos Desafios, as principais fonte de estresse nos escritórios contábeis são a carga de trabalho excessiva e a pressão para cumprir os prazos (30%), a mudança constante de regulamentações (20%) e as constantes exigências dos clientes (18%).
Assim, o estresse ocupacional, uma forma específica de estresse relacionada ao trabalho, se torna uma preocupação do setor por afetar a saúde dos profissionais, a produtividade e a qualidade dos serviços prestados.
Continue a leitura para entender como identificar os sinais de estresse ocupacional e implementar medidas para promover um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
O que é estresse ocupacional?
O estresse é uma reação natural diante de situações difíceis ou adversas. Quando nos deparamos com esse tipo de situação, o corpo libera hormônios como adrenalina e cortisol com o objetivo de lidar com o problema.
Geralmente, esse estado é temporário e tende a desaparecer quando a situação estressante é resolvida. O problema é quando situações como essas se tornam recorrentes e começam a impactar negativamente o indivíduo.
O estresse pode ser desencadeado por uma variedade de fatores, como questões familiares, financeiras, aspectos relacionados a saúde, trabalho, entre outros.
Considerando especificamente o trabalho, temos o estresse ocupacional que ocorre quando as exigências no trabalho se tornam muito intensas e ultrapassam a capacidade do trabalhador de lidar com elas. Basicamente, é uma tensão que se acumula devido ao esforço contínuo e intenso de tentar se adaptar às demandas, condições e relações sociais relativas ao trabalho.
Desse modo, o estresse ocupacional é resultado das interações entre as condições de trabalho, fatores externos e características individuais dos trabalhadores, o que resulta em problemas de saúde física e mental, além de impactar a satisfação no trabalho, prejudicando tanto os indivíduos quanto as organizações.
Esse tipo de estresse pode levar, por exemplo, ao burnout, uma síndrome associada ao esgotamento profissional e caracterizada por exaustão emocional, desinteresse pelas tarefas e redução do sentimento de realização no trabalho.
Como visto, são muitas as causas do estresse ocupacional. Por isso, separamos alguns exemplos para te ajudar a entender melhor as causas e consequências que frequentemente são associadas ao ambiente dos escritórios contábeis.
Fatores frequentes de estresse no ambiente dos escritórios contábeis
Os escritórios contábeis estão suscetíveis ao estresse ocupacional, principalmente devido à natureza criteriosa das tarefas desempenhadas.
Segundo a pesquisa Horizonte Contábil: Diagnóstico dos Desafios, 41,12% dos participantes relataram sentir esgotamento em determinadas ocasiões.
Alguns fatores comuns associados a esse esgotamento incluem a sobrecarga de tarefas, já que a quantidade excessiva de trabalho e prazos apertados podem levar à exaustão.
A pressão por resultados também contribui, uma vez que a necessidade de precisão e a busca por excelência geram uma cobrança contínua, principalmente diante da necessidade de atualização constante e exigência dos clientes.
Além disso, um ambiente de trabalho inadequado também pode influenciar negativamente. Escritórios com más condições, como ergonomia precária ou falta de equipamentos necessários, podem aumentar o nível de estresse dos profissionais contábeis.
O desequilíbrio entre vida pessoal e profissional também é uma causa comum de estresse ocupacional. Equilibrar os compromissos particulares com o trabalho é desafiador, especialmente porque longas jornadas, até mesmo após o expediente, são uma realidade para muitos profissionais contábeis.
Ainda de acordo com a pesquisa, 33,78% dos entrevistados admitiram ter perdido momentos importantes ou compromissos pessoais devido à sobrecarga de trabalho.
Diante disso, é necessário entender os impactos do estresse ocupacional na saúde e no desempenho desses profissionais e pensar em formas de reduzir esse problema.
Impactos do estresse ocupacional
O estresse ocupacional pode ter uma série de consequências negativas:
- Saúde física e mental: pode levar a problemas de saúde como hipertensão, doenças cardíacas, ansiedade e depressão, além de causar distúrbios do sono e fadiga crônica.
- Os resultados da pesquisa Horizonte Contábil também indicaram que 37,25% dos participantes apontaram os períodos de declaração de impostos ou fechamentos mensais como os momentos mais propensos a gerar ansiedade.
- Produtividade: a capacidade de concentração e a eficiência no trabalho é afetada. Isso pode resultar em aumento de erros e diminuição da qualidade do serviço prestado, impactando negativamente as entregas do escritório.
- Satisfação no trabalho: trabalhadores estressados geralmente apresentam menor satisfação com seu trabalho, o que pode levar ao aumento da rotatividade e à dificuldade de retenção de talentos.
Leia também: carga de trabalho excessiva: conheça os impactos e como evitar.
Observado esses impactos, vale a pena buscar soluções para enfrentar e prevenir a manifestação do estresse ocupacional. Conheça, na sequência, algumas estratégias para melhorar o bem-estar e a produtividade no ambiente do escritório contábil.
Estratégias de enfrentamento e prevenção
Para reduzir o estresse ocupacional, uma variedade de estratégias podem ser adotadas, sendo autoconhecimento e autocuidado algumas delas. Reconhecer os sinais de estresse e incorporar técnicas de relaxamento, como meditação e exercícios físicos, podem auxiliar a manter o equilíbrio.
Além disso, manter uma comunicação aberta ajuda a resolver conflitos e diminuir as tensões no ambiente de trabalho. A gestão do tempo também desempenha um papel importante nesse contexto, permitindo a organização e priorização de tarefas, estabelecendo prazos realistas por meio de ferramentas especializadas.
Por fim, buscar apoio profissional, como terapia ou aconselhamento, pode ser significativo e transformador para aprender a lidar com esse malefício de maneira adequada.
Tá todo mundo estressado?
O estresse ocupacional é um desafio e tanto para os profissionais, no entanto, com as estratégias corretas e um compromisso real com a saúde dos trabalhadores, é possível enfrentar essa situação.
O movimento VISÃO25 surgiu para abordar essas e outras questões, com o propósito de estabelecer um novo padrão de eficiência para os escritórios contábeis.
Este movimento visa melhorar o cenário atual dos escritórios contábeis por meio de ações a fim de desenvolver um novo modelo de negócios que seja sustentável, contribuindo, assim, para a redução da pressão nesse espaço de trabalho.
Se interessou pelo assunto? Então, não deixe de conferir episódio “Tá todo mundo estressado? Estresse ocupacional nos escritórios contábeis” do FalaVISÃO nas principais plataformas de áudio e no YouTube!
Além disso, faça parte do movimento e participe da Jornada VISÃO25 para contribuir com a revolução nos processos dos escritórios contábeis. Junte-se também à nossa comunidade no WhatsApp para se conectar com outros profissionais.
Gostou desse conteúdo? Então, confira também: Gestão de Pessoas: entenda a sua importância para o sucesso das empresas.