Quando abordamos a gestão de clientes, tratamos de um ponto muito relevante para os escritórios contábeis que querem se destacar em um mercado competitivo e fidelizar a carteira de clientes.
Nesse caso, a reputação do escritório faz toda a diferença ao iniciar novos relacionamentos comerciais. Esse é um dado revelado pela Pesquisa Horizonte Contábil, na qual 90,39% dos respondentes afirmam que o “boca a boca” é uma ferramenta que contribui para a aquisição de novos clientes.
No entanto, é necessário ir além da oferta de serviços contábeis de qualidade, disponibilizando conteúdos e soluções que auxiliem no crescimento das empresas atendidas.
Neste artigo, você vai descobrir 5 estratégias de gestão para atrair e fidelizar clientes e como implementá-las no seu dia a dia para melhorar os seus resultados. Confira!
Estratégias para gestão de clientes em escritórios contábeis
Investir em estratégias de gestão de clientes não apenas melhora o relacionamento entre eles, mas também aumenta a satisfação, refletindo diretamente em um impacto positivo para o seu escritório. A seguir, conheça 5 estratégias e saiba como aplicá-las.
1.Implemente um portal do cliente
Uma forma de modernizar o atendimento e estreitar o vínculo com seus clientes é implementar um Portal do Cliente. Assim, é possível centralizar documentos importantes, como guias e relatórios, bem como facilitar o envio de solicitações e consultas diretamente pelo cliente.
Esse recurso pode se tornar ainda maior com o uso da Inteligência Artificial (IA) no atendimento, que, quando integrada ao portal, permite esclarecer dúvidas para questões operacionais.
O portal também é uma excelente maneira de mostrar ao cliente que o escritório está investindo em tecnologia para melhorar sua experiência. Além de simplificar o cotidiano, ele abre espaço para outras estratégias de fidelização e a possibilidade de promover serviços adicionais.
2. Personalize o atendimento
Cada cliente possui necessidades e desafios específicos, e adaptar os serviços para atendê-los de forma personalizada é uma estratégia que fortalece o relacionamento e aumenta a fidelidade. Demonstrar que o escritório compreende a individualidade de cada negócio agrega valor e cria um diferencial competitivo.
Para tornar essa abordagem mais prática, é importante organizar as demandas e dedicar tempo para entender as particularidades de cada um deles. Esse cuidado possibilita identificar soluções mais precisas e alinhadas às expectativas, promovendo uma experiência mais próxima, se adequando ao perfil dos clientes.
3. Comunique de maneira efetiva
Uma comunicação efetiva e objetiva é indispensável para o bom funcionamento do escritório, pois reduz dúvidas, evita mal-entendidos e fideliza o relacionamento com os clientes.
Aposte em atualizações regulares, relatórios claros e canais de atendimento ágeis, como e-mails personalizados ou plataformas de mensagens instantâneas para construir uma comunicação forte com os seus clientes. Afinal, um diálogo eficiente é a melhor estratégia para desenvolver relacionamentos mais sólidos e profissionais.
4. Crie uma cultura de feedback
Coletar feedback é uma estratégia eficiente para ajustar os serviços às suas expectativas e prover melhorias constantes. Com uma cultura de feedback, você demonstra que o escritório tem um compromisso contínuo com o cliente, valoriza a opinião de quem atende e busca sempre oferecer a melhor experiência.
Implementar ferramentas simples, como pesquisas de satisfação ou reuniões regulares, cria um canal de comunicação aberto e transparente, no qual os clientes se sentem ouvidos e acolhidos. Essa prática ajuda a identificar áreas de melhoria e solidifica o relacionamento, mostrando a disposição do escritório em evoluir.
Além disso, ao aplicar as sugestões recebidas, você reforça a confiança depositada em sua carta de serviços, tornando-se um parceiro de negócios que se preocupa com o sucesso de cada cliente.
5. Ofereça Conteúdo Educativo
Produzir e compartilhar conteúdo educativo de qualidade é um ótimo modo de engajar os seus clientes e consolidar a autoridade do seu escritório no mercado. Materiais como e-books, artigos, guias práticos ou lives sobre temas contábeis e financeiros ajudam os clientes a entender melhor as complexidades da contabilidade, e aumentam a confiança nos serviços que você oferece.
As redes sociais, por sua vez, são plataformas interessantes para divulgar dicas rápidas, atualizações sobre mudanças fiscais ou até responder perguntas comuns de forma mais interativa. Quando o conteúdo é relevante e bem planejado, pode ter certeza de que os seus clientes serão os maiores apoiadores e defensores da marca.
Existem diversas maneiras de valorizar o cliente e demonstrar esse apreço de forma prática. O mais importante é adotar estratégias relevantes, que se adaptem à realidade do seu escritório e às necessidades de seus clientes.
Toda mudança de cenário traz desafios, mas também abre oportunidades, e é fundamental enfrentá-los com as tecnologias disponíveis e estratégias bem planejadas para a gestão de clientes.
Chegamos na reta final do Movimento VISÃO25 que surgiu com o propósito de transformar a realidade dos escritórios contábeis e em breve, lançaremos o Modelo de Negócio Sustentável. Acompanhe as nossas redes sociais para conhecê-lo!