No cenário empresarial contemporâneo, a gestão de pessoas é frequentemente associada a uma prática efetiva somente para grandes corporações que tenham vastos recursos à disposição, sendo algo dispensável por empresários de pequenas empresas.
Contudo, um dos propósitos do movimento VISÃO25 é desfazer esse mito, uma vez que questões relacionadas à mão de obra são um dos desafios da atualidade para os escritórios contábeis.
É importante destacar que parte desses desafios surge da falta de estratégias claras para lidar com a força de trabalho, uma atividade necessária mesmo em negócios com poucos funcionários.
Mas como exatamente os escritórios contábeis podem implementar práticas eficazes de gestão de pessoas? Vamos te mostrar o conceito da Gestão de Pessoas e desmistificar sua aplicação, além de propor uma reflexão sobre como a gestão de pessoas pode contribuir para solucionar alguns dos problemas relacionados à mão de obra nos escritórios.
Desmistificando a Gestão de Pessoas
A gestão de pessoas vai além da burocracia e da necessidade de departamentos complexos. Especificamente quando se trata de pequenos negócios estamos falando sobre cuidar do capital humano, criando um ambiente de trabalho estimulante para que as pessoas envolvidas se sintam valorizadas e engajadas.
Mas a questão central é: como aplicar a gestão de pessoas nos escritórios contábeis e por que essa é uma tarefa importante e necessária? A verdade é que, embora as dimensões dos negócios possam ser diferentes, os princípios básicos permanecem os mesmos. Pensando nisso, trouxemos pontos relevantes para a discussão.
Dicas de como realizar a gestão de pessoas em seu negócio
Idalberto Chiavenato, autor da área de recursos humanos, frisa a importância de promover o engajamento e desenvolver talentos.
Sua visão baseia-se na compreensão de que as empresas enfrentam desafios e mudanças constantes em um ambiente competitivo, e isso se qualifica para o mercado contábil. Chiavenato propõe uma relação entre gestores e funcionários para alinhar os objetivos individuais dos colaboradores e as metas da organização.
Conheça as pessoas:
Em uma pequena empresa, é fundamental conhecer os membros da equipe. Busque saber quais são suas habilidades, suas necessidades e suas aspirações. Isso ajudará na distribuição de tarefas e no desenvolvimento de cada indivíduo.
Além disso, é importante garantir que os valores dos colaboradores estejam alinhados com a cultura da empresa e com os objetivos.
Um equívoco comum entre empresários é presumir que seus talentos estão plenamente satisfeitos, o que frequentemente resulta em uma lacuna de conhecimento sobre as pessoas ao seu redor. Esse desconhecimento pode levar à falta de valorização e acolhimento dos colaboradores dentro da organização.
Tenha uma comunicação aberta
Estabeleça uma cultura de comunicação transparente. Essa ação permite que os funcionários se sintam ouvidos e reconhecidos, o que, por sua vez, aumenta o engajamento e a motivação. Chiavenato ressalta a importância da comunicação clara e eficaz para que os resultados e objetivos sejam atingidos.
Faça gestão de desempenho
Mesmo com recursos limitados, é possível investir no desenvolvimento da equipe. Isso pode incluir treinamentos online e presenciais ou até mesmo mentorias internas.
Uma empresa que investe em treinamento para toda a equipe, incluindo os gestores, está buscando muito mais do que apenas melhorar seus processos. Ela está investindo no capital intelectual dos seus colaboradores, que se beneficiarão diretamente do desenvolvimento de suas habilidades.
O importante é proporcionar oportunidades de crescimento profissional para os funcionários, uma vez que isso pode gerar menor rotatividade de pessoas.
Por que fazer a gestão de pessoas em escritórios contábeis?
Durante a pesquisa “Horizonte Contábil: Diagnóstico dos Desafios”, o movimento VISÃO25 mapeou dificuldades significativas existentes no escritório contábil relacionadas à mão de obra, como alta rotatividade, baixo nível de motivação, poucos profissionais disponíveis para contratação, entre outros.
Diante disso, é preciso refletir se investir em gestão de pessoas trará retorno significativo para a empresa, isso vale para os pequenos e grandes negócios. Pois com a gestão de pessoas, é possível reter e desenvolver talentos, além de impulsionar a produtividade, a inovação, a qualidade do trabalho e o crescimento do negócio.
O desafio da gestão de pessoas e o movimento VISÃO25
Com a mão de obra sendo considerada um dos desafios presentes no atual modelo de negócio dos escritórios contábeis, o VISÃO25 busca desenvolver soluções práticas para esse e outros desafios da área contábil.
A pesquisa “Horizonte Contábil”, feita em todo o território nacional, marcou o início da construção de um novo paradigma de negócios para os escritórios contábeis, em colaboração com diversos profissionais do setor.
Agora, está chegando o momento de apresentarmos os resultados iniciais! E convidamos você para o evento “Convite ao futuro dos Escritórios Contábeis: resultado da pesquisa VISÃO25”, que acontecerá no dia 27 de março.
Nos siga em nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades sobre o Grupo de Estudo, a próxima fase do movimento, em que você pode fazer parte efetivamente.
Junte-se também ao movimento VISÃO25 participando da nossa comunidade no WhatsApp e nos conte: depois de entender mais sobre a gestão de pessoas, você acredita que ela seja importante e necessária para o bom desempenho do seu negócio?
Faça parte da maior comunidade de contadores que trabalham por um futuro mais promissor!
Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para conferir: Como se adaptar às mudanças do mercado contábil. Siga a gente também em nossas redes sociais.