O movimento VISÃO25 busca fortalecer a classe contábil e deixá-la mais preparada para o futuro. Nesse contexto, a pesquisa Horizonte Contábil surge como o primeiro passo de uma importante iniciativa para compreender os desafios enfrentados pelos escritórios contábeis, obtendo insights valiosos sobre o estado atual da classe e embasando os grupos de estudos do movimento.
Entenda como foi a criação e a aplicação da pesquisa, que é considerada a maior pesquisa contábil do país, e saiba os detalhes sobre a amostra envolvida, a importância dos resultados para o movimento VISÃO25 e, consequentemente, para os escritórios contábeis de todo Brasil.
Criação da Pesquisa Horizonte Contábil
A pesquisa Horizonte Contábil foi desenvolvida com o objetivo de diagnosticar os principais desafios enfrentados pelos escritórios contábeis atualmente.
Para isso, foram elaboradas perguntas abordando dimensões como receitas, custos e investimentos, gestão de pessoas, novas receitas e estresse ocupacional. Veja o que cada dimensão abrangeu:
- Receitas: limitações e dificuldades em relação à receita tradicional dos escritórios contábeis, composta principalmente pelos honorários mensais;
- Custos e investimentos: compreender os desafios enfrentados pelos escritórios contábeis em relação aos custos;
- Gestão de Pessoas: entender como os escritórios contábeis lidam com a mão de obra necessária para suas operações;
- Novas Receitas: entender as possíveis formas de expandir a receita considerando as limitações de aumentá-la apenas com o aumento de honorários ou da ampliação da carteira de clientes.
- Estresse Ocupacional: identificar as principais causas para o estresse ocupacional do setor contábil e que impactam negativamente o bem-estar dos profissionais.
Como foi a aplicação da Pesquisa Horizonte Contábil
A pesquisa foi aplicada em âmbito nacional, com a participação de estudantes e profissionais contábeis de diferentes regiões do país.
Foram utilizados diversos canais de comunicação e parcerias estratégicas, por exemplo o Sinescontábil, para alcançar um número significativo e diverso de respondentes.
A participação foi voluntária e anônima, garantindo a confidencialidade das respostas e encorajando os participantes a compartilharem abertamente suas percepções e experiências.
Quem foram os participantes
Os participantes da pesquisa Horizonte Contábil foram divididos em três perfis:
Cada perfil tinha um questionário específico de acordo com as suas características. Alcançamos o total de 1521 respostas, divididas da seguinte forma:
Cada perfil será analisado de acordo com as suas peculiaridades. A diversidade de perfis permitiu obter uma visão mais abrangente e representativa dos desafios enfrentados pelos profissionais contábeis como um todo.
Entenda a importância dos resultados para o movimento
Os resultados da pesquisa Horizonte Contábil são de extrema importância para o movimento VISÃO25 e para a classe contábil em geral.
Eles nos darão insights valiosos sobre os desafios do setor, permitindo que o movimento direcione seus esforços para os estudos que ocorrerão na terceira fase, na qual buscaremos experiências e opiniões de profissionais do setor para propor um modelo que traga soluções viáveis para os desafios identificados, de forma que os escritórios contábeis possam se tornar sustentáveis a longo prazo.
Confira os próximos passos
A finalização da pesquisa, a sua aplicação com alcance nacional e as mais de 1500 respostas nos possibilita avançar para as próximas fases, porém, antes disso, queremos mostrar para você e para toda a classe contábil os nossos resultados!
Nos siga nas redes sociais e garanta a sua participação no evento de lançamento dos resultados da pesquisa! Acompanhe também a nossa página de conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Faça parte da maior comunidade de contadores que trabalham por um futuro mais promissor!
Aproveite também para entrar em nossa comunidade no WhatsApp. Por lá você fica por dentro de todas as novidades e informações sobre o movimento e também interage com outros profissionais contábeis!