No cenário competitivo do mercado contábil, a qualidade dos serviços é essencial, mas sozinha não garante o sucesso. A visibilidade e o reconhecimento são igualmente importantes, e é aqui que o marketing digital se torna um bom aliado.
Muitos escritórios ainda hesitam em adotar essas estratégias, seja por falta de conhecimento ou por acreditarem que exigem altos investimentos.
No entanto, com as táticas certas, é possível construir uma presença digital que não apenas atraia novos clientes, mas também fortaleça a relação com os atuais, destacando seu escritório em um mercado cada vez mais digital.
Neste artigo, exploraremos como você, contador, pode utilizar o marketing digital para transformar a visibilidade online do seu negócio e como o movimento VISÃO25 pode te ajudar nisso!
Cenário atual: o uso do marketing digital pelos escritórios
Embora estejamos em uma era digitalizada e com grande presença virtual, há ainda aqueles que optam por permanecer vinculados a métodos e visões tradicionais de serviços e atuação, ignorando o potencial de desenvolvimento existente nesses espaços.
Diante desse cenário, a pesquisa Horizonte Contábil mostrou que muitos escritórios contábeis estão apenas começando, ou até mesmo relutando, em adotar estratégias de marketing digital:
5%
utilizam as redes sociais e o marketing para atrair clientes.
86%
a indicação “boca a boca” é a principal fonte de novos clientes.
39%
utilizam redes sociais de forma limitada, apenas para “não ficar muito fora das tendências”.
Além disso, 47% dos entrevistados escolhem não usar as redes sociais como estratégia de marketing por diversas razões, como:
25%
não sabem o que fazer;
12%
acreditam que as redes sociais não são eficazes para atrair novos clientes para escritórios contábeis;
9%
acreditam que é caro demais.
Esses números indicam que, apesar de haver uma consciência crescente sobre a importância do marketing digital, muitos contadores ainda têm dúvidas ou não sabem como utilizá-lo de forma efetiva.
Assim, essa percepção equivocada de que o marketing digital pode não trazer resultados e a falta de conhecimento de como aplicá-lo, são barreiras a serem superadas.
Ao construir uma presença digital, seu escritório contábil se torna mais visível, podendo transmitir confiança e autoridade. Em adicional, participar desse universo é importante porque clientes em potencial estão cada vez mais buscando serviços de forma online.
Isso é especialmente relevante em um mercado altamente volátil, no qual os escritórios estão sujeitos a instabilidade e transferência de clientes para concorrentes, em sua maioria, devido a preços mais baixos/inferiores. Para 44% dos respondentes da pesquisa, esse se destaca como o principal motivo da perda de clientes.
Desse modo, criar uma estratégia competitiva de diferenciação utilizando marketing digital contribui para que você se destaque pelo valor do serviço que oferece, não apenas pelo preço.
Além da diferenciação da concorrência, há outros benefícios de utilizar o marketing digital para contadores, como aumento da visibilidade, facilidade na comunicação e relacionamento com clientes, acompanhamento de tendências, dentre outros.
Antes de explorar as possibilidades oferecidas pelo marketing digital, é fundamental estar atento às diretrizes estabelecidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
O CFC autoriza a divulgação dos serviços contábeis, desde que respeitadas as normas éticas e profissionais, evitando ações enganosas ou sensacionalistas. Em outras palavras, os contadores devem empregar o marketing de forma estratégica e responsável, promovendo seus serviços dentro das orientações regulamentadas.
Pensando nisso, como iniciar no marketing digital? O que é possível ser feito? Confira essas 5 estratégias que você pode aplicar no seu escritório!
Estratégias em marketing digital para contadores
1 – Desenvolva um site
Um site bem estruturado é o alicerce para a presença digital. Desse modo, certifique-se de que ele seja intuitivo, responsivo e que ofereça informações claras sobre os serviços prestados.
Você pode incluir seções dedicadas a conteúdos como artigos, casos de sucesso, depoimentos de clientes e principais dúvidas. Lembre-se de que os conteúdos precisam ser otimizados para SEO, pois isso contribui para aumentar a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca.
2 – Crie conteúdo relevante e educativo
Marketing também envolve a criação de conteúdo que atraia e eduque. Portanto, você pode manter um blog ativo para compartilhar, por exemplo, insights sobre mudanças nas legislações fiscais, dicas de planejamento financeiro e soluções para problemas comuns enfrentados pelos seus clientes. Como visto, a pesquisa aponta que 25% dos escritórios não utilizam marketing digital porque não sabem o que fazer, criar conteúdos relevantes pode ser uma excelente forma de começar, mas lembre-se de manter uma frequência regular na publicação de conteúdos e realizar análises sobre as preferências e necessidades do seu público-alvo.
3 – Utilize as redes sociais de forma estratégica
Considerando que 39% dos escritórios participantes da pesquisa utilizam as redes sociais de forma limitada, aplicar uma estratégia completa pode trazer resultados melhores.
Faça uso de plataformas como LinkedIn, Facebook e Instagram para compartilhar material, interagir com clientes e divulgar os serviços do seu escritório. Postagens que abordem dúvidas frequentes dos clientes, explicações sobre serviços contábeis e atualizações sobre mudanças fiscais são ótimas formas de engajar seu público, visto que essas ações tendem a aumentar a visibilidade e reforçar a confiança dos clientes.
4 – Invista em anúncios pagos
Os anúncios pagos, como o Google Ads e as campanhas no LinkedIn, permitem que você alcance um público mais amplo. Esses anúncios podem ser voltados para nichos específicos e segmentando por localização, interesse, cargo e até mesmo por comportamento de busca.
Por exemplo, um escritório contábil pode criar campanhas focadas em empresários locais que buscam por serviços de consultoria fiscal ou direcionar anúncios para gestores financeiros interessados em soluções de compliance.
5 – Monitore e analise resultados
O monitoramento e análise dos resultados alcançados com as ações desenvolvidas são necessários para entender o comportamento do seu público e ajustar, se necessário, suas estratégias.
Para isso, você pode utilizar ferramentas como o Google Analytics para verificar a taxa de conversão, o tempo de permanência no site e a origem do tráfego. Esse acompanhamento é importante para garantir que ações de marketing digital estejam realmente contribuindo para o crescimento do seu escritório e adequadas ao seu público.
Essas cinco estratégias de marketing digital são passos iniciais para fortalecer a sua presença online e atrair mais clientes para o seu escritório.
Porém, é interessante lembrar que cada uma dessas ações precisam ser cuidadosamente estudadas e estruturadas, com base em sua realidade, para garantir a efetividade.
Para saber mais, confira o episódio do Fala VISÃO25, no qual Jeferson Souza, contador e empresário contábil, compartilhou suas experiências e estratégias para captar clientes e aumentar a visibilidade do seu escritório utilizando marketing digital!
Considerações ao implementar o marketing digital
Vimos que a pesquisa Horizonte Contábil revelou que 12% dos escritórios acreditam que o marketing digital não é eficaz para atrair novos clientes e essa mentalidade pode ser um obstáculo. É fundamental compreender que com uma estratégia bem elaborada e com foco em seus objetivos e recursos, é possível perceber o impacto positivo do marketing digital para a atração de novos clientes.
A pesquisa também indicou que 9% dos escritórios não utilizam marketing digital por acreditarem que é caro.
No entanto, existem diversas estratégias de baixo custo, como marketing de conteúdo e uso orgânico das redes sociais, que podem ser eficazes sem demandar grandes investimentos, o essencial nesse contexto é a consistência e a relevância.
Outro desafio comum entre os gestores dos escritórios contábeis é a falta de tempo ou conhecimento para implementar essas estratégias. Nesse caso, é possível utilizar ferramentas automatizadas que podem otimizar o tempo ou terceirizar as ações de marketing digital.
Sabemos que construir uma presença digital é uma jornada que exige planejamento, execução e monitoramento. No entanto, os benefícios são muitos: maior visibilidade, atração de novos clientes, retenção dos clientes atuais, diferenciação no mercado, dentre outros.
Dessa maneira, investir em marketing digital para contadores é uma estratégia para o escritório que deseja se manter relevante e crescer, aproveitando as oportunidades do mundo digital.
Se interessou pelo assunto? Confira o artigo: Marketing para contadores: por que é importante para seu escritório?
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