Considerando que o modelo de negócio tradicional da contabilidade demonstra sinais de esgotamento, é necessário explorar novas abordagens capazes de enfrentar os desafios atuais enfrentados no setor.
Com a tecnologia evoluindo a passos largos, a contabilidade não pode se estagnar Por isso, o movimento VISÃO25 avança para a construção de modelos sustentáveis que visam elevar os escritórios contábeis a outro patamar de eficiência.
Uma visão para o escritório contábil do futuro: qual é o próximo estágio?
O mercado contábil enfrenta muitos desafios: honorários cada vez mais espremidos, clientes desorganizados e exigentes, concorrência extrema, dificuldades com mão de obra, profissionais sobrecarregados. Nesse contexto, surge uma questão importante: qual é o futuro dos escritórios contábeis?
Por meio da análise dos dados coletados na pesquisa Horizonte Contábil: Diagnóstico dos Desafios, o movimento VISÃO25 identificou esses e outros desafios enfrentados pelos escritórios contábeis. A partir disso, progredimos para um estágio muito importante em que iremos desenvolver modelos sustentáveis que tornem os escritórios mais competitivos e prósperos.
Quer saber como o movimento está evoluindo e o que aconteceu em cada fase? Vamos descobrir os detalhes!
Como o movimento VISÃO25 tem avançado?
Após completarmos as três fases iniciais que foram essenciais para identificar os desafios enfrentados pelos escritórios contábeis, alcançamos a quarta fase do movimento. Antes de a explicarmos, confira a seguir tudo pelo que já passamos:
1º Primeira fase – Diagnóstico dos desafios
A primeira fase do movimento, que ocorreu de outubro de 2023 a janeiro de 2024, focou no diagnóstico dos desafios enfrentados pelos escritórios contábeis, por meio de uma pesquisa abrangente.
Com a participação de mais de 1.500 profissionais contábeis de todo o Brasil, a pesquisa Horizonte Contábil: Diagnóstico dos Desafios buscou entender os obstáculos enfrentados pelos escritórios em suas diversas segmentações, englobando áreas como receitas, custos, gestão de pessoas e novas receitas.
A pesquisa demonstrou a importância da contribuição da comunidade contábil, que compartilhou suas experiências e perspectivas. A análise cuidadosa dos dados coletados possibilitou a identificação das necessidades reais do setor, garantindo que as mudanças necessárias sejam implementadas de forma eficaz e alinhadas às expectativas desses profissionais.
2º Segunda fase – Diagnóstico
A segunda fase foi iniciada com base nos dados obtidos pela pesquisa. Neste estágio, os dados foram tabulados e analisados. Com isso, as situações do dia a dia do setor contábil, abordadas na pesquisa, puderam fornecer informações essenciais para um diagnóstico preciso dos desafios existentes.
Por exemplo, a análise da pesquisa mostrou que
52,74%
dos entrevistados alegaram que a falta de tempo é o principal desafio na aquisição de novos clientes para o escritório.
Além disso
33,3%
informaram que utilizam pouco as redes sociais e o marketing digital para atrair novos clientes. Informações como essa foram fundamentais para a condução da terceira fase do movimento.
Quer saber como essa etapa se desenrolou? Continue a leitura!
3º Terceira Fase – Jornada VISÃO25
Com base nos desafios identificados na pesquisa, criamos e implementamos grupos de estudos envolvendo os participantes do movimento, com o objetivo de discutir e encontrar soluções viáveis para o modelo de negócios atual dos escritórios contábeis.
Além disso, promovemos fóruns em colaboração com a comunidade contábil para debater os resultados obtidos. Depois, lançamos o podcast Fala VISÃO, que busca abordar temas que são relevantes de acordo com as informações obtidas dos fóruns.
Um dos episódios de destaque foi o “Amigos, amigos, trabalho à parte! Até onde podem ir os ‘favorzinhos’ dos contadores?”, que investigou até que ponto os serviços devem ser cobrados e qual é o limite dos favores oferecidos pelos profissionais contábeis para seus clientes.
4º Quarta Fase – Construção de novos modelos sustentáveis para o escritório contábil do futuro
Agora, o movimento VISÃO25 avança com a criação de modelos sustentáveis que buscam transformar a realidade dos escritórios contábeis no Brasil. Após a conclusão da fase de coleta de insumos — que incluiu a pesquisa e os fóruns da Jornada VISÃO25 — o foco se volta para a formulação de práticas que elevem os processos contábeis a outro patamar de eficiência.
Esses modelos serão elaborados com a participação ativa de contadores, garantindo que as soluções propostas reflitam as reais necessidades e desafios do setor. Por meio do grupo de visionários, os contadores contribuem ativamente na validação e na sugestão de melhorias para os modelos que estamos desenvolvendo.
Para complementar realizaremos encontros mensais, promovendo a troca de experiências entre contadores, para acompanhar a evolução da construção do escritório contábil do futuro
Preparado para conhecer os novos modelos e otimizar os processos do seu escritório contábil?
Agora que você já conhece as fases do movimento VISÃO25 e como estamos desenvolvendo um novo modelo de negócio com a participação dos profissionais contábeis, é o momento de ficar atento ao que está sendo desenvolvido rumo ao escritório contábil do futuro.
Faça parte da maior comunidade de contadores que trabalham por um futuro mais promissor!
Participe da nossa comunidade no WhatsApp para acompanhar a evolução dos novos modelos de negócio, trocar ideias e interagir com outros profissionais da contabilidade.
E então, está preparado para o futuro da contabilidade? Siga a gente em nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade.